GESTÃO DEMOCRÁTICA
Desde os anos 80, tem-se falado em gestão democrática nas escolas, modelo em que a decisão não é tomada apenas pelos dirigentes, mas também pelos professores, pais e alunos. Mas ter a participação da comunidade na gestão da escola nem sempre é fácil. "A grande dificuldade da escola é estabelecer interlocução com os pais e com a comunidade. Você tem que aprender a estabelecer essa interlocução", opina a pedagoga e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Eloisa de Blasis.De acordo com Eloisa, que dentro do Cenpec atua na formação de gestores de educação e avaliação de projetos educacionais, existem diferentes expectativas que a comunidade tem em relação à escola e que a escola tem em relação à comunidade. Além disso, ela destacou a questão do medo que a escola muitas vezes tem da comunidade. "Não sei até que ponto a escola consegue manter os portões abertos, porque ela está sempre vulnerável a invasões, a depredações, a roubos... Quando você vai numa escola pública de periferia, a coisa mais comum é ver grade de todo tipo e de todo formato", afirma. A especialista em gestão democrática da escola foi entrevistada pelo portal Pró-menino/RISolidaria e falou sobre a relação entre ECA e escola, a capacitação dos professores, a dificuldade de a escola garantir o direito à aprendizagem, entre outros assuntos.
"A escola tem que aprender a viver numa sociedade mais democrática, onde as pessoas podem colocar aquilo que pensam, podem sonhar e, coletivamente, tomar decisões"
"A gente vive numa sociedade que não é inclusiva. Ela cria fossos, ela separa as pessoas"
"Costumamos achar que não dá para discutir democracia com criança. Mas é com ela que começamos a discutir o assunto"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gosto muito desse poema que em um dos meus momentos de inspiração escrevi... Falo do tempo que acredito que precisa ser bem preenchido por bons momentos que a vida sempre nos proporciona.Felicidades sempre!
Vilma